Esarada Municipal Vicente de Araujo, 1 - PinheiraisO melhor loteamento da Região está de volta - Vista dos Pinheiros - Pinhalzinho/SP ** PROMOÇÃO: QUALQUER LOTE DE 140M2, (DISPONÍVEL) POR APENAS r$ 59.990,00 EXCLUSIVO PARA PAGAMENTO À VISTA** OU VALOR DE TABELA COM 10% DE ENTRADA E SALDO EM ATÉ 180 MESES DIRETO COM A INCORPORADORA, SEM BUROCRACIAS !!! E VOCÊ AINDA GANHA O CUSTO DO REGISTRO!! - ** PROMOÇÃO ENQUANTO DURAREM OS ESTOQUES ** ÚLTIMOS DIAS...... Loteamento aberto com toda infraestrutura!! Iluminação , Rede de Água, Drenagem, Rede de Esgoto, Sinalização, Pavimento Intertravado, Área Verde!! Lotes à partir de 140m2 Á partir de R$ 59.990,00 (À vista) ** Até 180 meses para pagar, (valor de tabela, entrada mínima de 10%), sem burocracia!! Financiado direto pela incorporadora. Previsão de entrega - 2º Semestre de 2024 Venha morar ou investir no melhor loteamento de Pinhalzinho!! Agende sua visita!! Uma típica cidade do interior Pinhalzinho e muito tranquila, e faz parte do Circuito Entre Serras e Águas e esta próxima a Bragança Paulista e Monte Alegre do Sul. Pela presença da mata de pinheiros que cobria a região recebeu este nome. As paisagens são repletas de morros, áreas verdes, rios e nascentes. As opções gastronômicas, como um restaurante que funciona aos finais de semana e recebe visitantes de diferentes cidades em busca dos pratos tradicionais da cozinha italiana, como as massas frescas, molhos, pães e carnes, e os vinhos. No turismo rural existe uma propriedade que se dedica à produção de frutas exóticas como a pitaia, temoia, groselha e o figo da índia, a visita é acompanhada do proprietário da fazenda, é possível conhecer de perto as particularidades do cultivo e ainda provar todas essas delícias, o outro produto importante cultivado é o cogumelo, em especial o shitake e o cogumelo paris. Pinhalzinho é o destino perfeito para que curte estar pertinho da natureza, a cidade possui fazendas produtoras de frutas exóticas, como pitaya, groselha, atemoia, figo da índia e também fazendas produtoras de cogumelos shitake, nessas fazendas você pode fazer um passeio acompanhados pelos proprietários, onde além de aprender um pouco sobre o cultivo dessas frutas, você pode degusta-las diretamente do pé, tornando o passeio ainda mais gostoso. As fazendas de cogumelos são tão importantes na cidade que temos ate uma festa para ele. Nos meses de outubro ou novembro a cidade promove a festa do cogumelo, é uma ótima opção de passeio para você que busca algo bem típico das cidades do interior. Outra opção é visitar os alambiques produtores de cachaças artesanais. Outros lugares que atraem muitos visitantes são os haras, especializados na criação e melhoramento genético das raças Paint Horse, mangalarga e quarto de milha, esses haras oferecem hospedagem para cavalos, além de você poder cavalgar e aprender sobre essas raças. Pinhalzinho é um ótimo lugar para quem procura fugir do stress das grandes cidades, um lugar para se desligar do mundo e descansar corpo e mente. Pinhalzinho, nome derivado da abundância de araucárias na região, foi fundado em 1840, pelas famílias de João Domingues Siqueira e de Generoso de Godoi Bueno. O povoamento de Pinhalzinho deu-se principalmente por imigrantes italianos, entre eles Antonio Fornari e filhos, que fundaram a primeira casa comercial. Foi também significante a imigração de espanhóis oriundos sobretudo da Andaluzia. A imigração estrangeira decorreu do fim da escravidão, em 1888, principalmente de colonos da imigração subvencionada, encaminhados pela Hospedaria de Imigrantes de São Paulo para as fazendas de café da região, como a Fazenda de João Gomes, no bairro da Rosa Mendes. Do tempo da escravidão, deixou memória a Fazenda Velha, no atual bairro desse nome, cujo fazendeiro, com a Lei Áurea, decidiu dividir e distribuir suas terras entre seus antigos escravos. Dos descendentes desses escravos ficaram conhecidas Nhá Sabina e Nhá Florinda, benzedeiras, nascidas depois da Lei do Ventre Livre, de cujo sítio sobrevive o antigo terreiro e algumas de suas plantas. Pinhalzinho foi, até os anos 1950, um reduto de sobrevivência do dialeto caipira, a língua portuguesa, com influências espanholas e italianas, falada com forte sotaque da língua geral paulista, idioma originário de dieletos tupi do litoral paulista. O dialeto caipira do Pinhalzinho, além da iotização em muitas palavras (como em cuié, muié, zóio, arriá, oreia, mecê, corgo) tinha também muitas palavras propriamente tupis, como pacuera, tapera, pipoca, muquirana. É uma região que ainda tem muitos mestiços de zigomas salientes e olhos ligeiramente repuxados, resquício da ancestralidade indígena não muito anterior ao século XVIII. O povoado, em 1900, contava com vinte habitações dispersas. A partir de 1910 o crescimento foi acelerado em função da criação de uma escola particular, mantida por moradores como Eduardo Fornari, Henrique Torricelli e outros, e o aumento da população causada pelo anúncio de oferta de terrenos gratuitos, divulgado pelo jornal Cidade de Bragança. Em 1922, concluiu-se a igreja, obra realizada pelo construtor Tomás de Camargo e o carpinteiro José, sendo trazida diretamente de Barcelona, a imagem da padroeira, Nossa Senhora de Copacabana. Em 23 de dezembro de 1936, através da Lei nº 2784 é criado o distrito de Pinhal, no município de Bragança (atual Bragança Paulista). Em 30 de novembro de 1938, através do Decreto-Lei Estadual nº 9775 o distrito passou a denominar-se Pinhalzinho. Em 28 de fevereiro de 1964, através da Lei Estadual nº 8092, Pinhalzinho foi elevado à categoria de município, desmembrado de Bragança Paulista. Sua instalação ocorreu no dia 28 de março de 1965. Hidrografia: Pinhalzinho é cortada pelo Ribeirão do Pinhal, que desagua no Rio Camanducaia, no município de Monte Alegre do Sul. O município se insere na Bacia Hidrográfica PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), formadores do Rio Tietê. Na parte norte do município passa o Rio Camanducaia. Preencha o formulário ao lado e agende sua visita!!Pinhalzinho - SPO melhor loteamento da Região está de volta - Vista dos Pinheiros - Pinhalzinho/SP ** PROMOÇÃO: QUALQUER LOTE DE 140M2, (DISPONÍVEL) POR APENAS r$ 59.990,00 EXCLUSIVO PARA PAGAMENTO À VISTA** OU VALOR DE TABELA COM 10% DE ENTRADA E SALDO EM ATÉ 180 MESES DIRETO COM A INCORPORADORA, SEM BUROCRACIAS !!! E VOCÊ AINDA GANHA O CUSTO DO REGISTRO!! - ** PROMOÇÃO ENQUANTO DURAREM OS ESTOQUES ** ÚLTIMOS DIAS...... Loteamento aberto com toda infraestrutura!! Iluminação , Rede de Água, Drenagem, Rede de Esgoto, Sinalização, Pavimento Intertravado, Área Verde!! Lotes à partir de 140m2 Á partir de R$ 59.990,00 (À vista) ** Até 180 meses para pagar, (valor de tabela, entrada mínima de 10%), sem burocracia!! Financiado direto pela incorporadora. Previsão de entrega - 2º Semestre de 2024 Venha morar ou investir no melhor loteamento de Pinhalzinho!! Agende sua visita!! Uma típica cidade do interior Pinhalzinho e muito tranquila, e faz parte do Circuito Entre Serras e Águas e esta próxima a Bragança Paulista e Monte Alegre do Sul. Pela presença da mata de pinheiros que cobria a região recebeu este nome. As paisagens são repletas de morros, áreas verdes, rios e nascentes. As opções gastronômicas, como um restaurante que funciona aos finais de semana e recebe visitantes de diferentes cidades em busca dos pratos tradicionais da cozinha italiana, como as massas frescas, molhos, pães e carnes, e os vinhos. No turismo rural existe uma propriedade que se dedica à produção de frutas exóticas como a pitaia, temoia, groselha e o figo da índia, a visita é acompanhada do proprietário da fazenda, é possível conhecer de perto as particularidades do cultivo e ainda provar todas essas delícias, o outro produto importante cultivado é o cogumelo, em especial o shitake e o cogumelo paris. Pinhalzinho é o destino perfeito para que curte estar pertinho da natureza, a cidade possui fazendas produtoras de frutas exóticas, como pitaya, groselha, atemoia, figo da índia e também fazendas produtoras de cogumelos shitake, nessas fazendas você pode fazer um passeio acompanhados pelos proprietários, onde além de aprender um pouco sobre o cultivo dessas frutas, você pode degusta-las diretamente do pé, tornando o passeio ainda mais gostoso. As fazendas de cogumelos são tão importantes na cidade que temos ate uma festa para ele. Nos meses de outubro ou novembro a cidade promove a festa do cogumelo, é uma ótima opção de passeio para você que busca algo bem típico das cidades do interior. Outra opção é visitar os alambiques produtores de cachaças artesanais. Outros lugares que atraem muitos visitantes são os haras, especializados na criação e melhoramento genético das raças Paint Horse, mangalarga e quarto de milha, esses haras oferecem hospedagem para cavalos, além de você poder cavalgar e aprender sobre essas raças. Pinhalzinho é um ótimo lugar para quem procura fugir do stress das grandes cidades, um lugar para se desligar do mundo e descansar corpo e mente. Pinhalzinho, nome derivado da abundância de araucárias na região, foi fundado em 1840, pelas famílias de João Domingues Siqueira e de Generoso de Godoi Bueno. O povoamento de Pinhalzinho deu-se principalmente por imigrantes italianos, entre eles Antonio Fornari e filhos, que fundaram a primeira casa comercial. Foi também significante a imigração de espanhóis oriundos sobretudo da Andaluzia. A imigração estrangeira decorreu do fim da escravidão, em 1888, principalmente de colonos da imigração subvencionada, encaminhados pela Hospedaria de Imigrantes de São Paulo para as fazendas de café da região, como a Fazenda de João Gomes, no bairro da Rosa Mendes. Do tempo da escravidão, deixou memória a Fazenda Velha, no atual bairro desse nome, cujo fazendeiro, com a Lei Áurea, decidiu dividir e distribuir suas terras entre seus antigos escravos. Dos descendentes desses escravos ficaram conhecidas Nhá Sabina e Nhá Florinda, benzedeiras, nascidas depois da Lei do Ventre Livre, de cujo sítio sobrevive o antigo terreiro e algumas de suas plantas. Pinhalzinho foi, até os anos 1950, um reduto de sobrevivência do dialeto caipira, a língua portuguesa, com influências espanholas e italianas, falada com forte sotaque da língua geral paulista, idioma originário de dieletos tupi do litoral paulista. O dialeto caipira do Pinhalzinho, além da iotização em muitas palavras (como em cuié, muié, zóio, arriá, oreia, mecê, corgo) tinha também muitas palavras propriamente tupis, como pacuera, tapera, pipoca, muquirana. É uma região que ainda tem muitos mestiços de zigomas salientes e olhos ligeiramente repuxados, resquício da ancestralidade indígena não muito anterior ao século XVIII. O povoado, em 1900, contava com vinte habitações dispersas. A partir de 1910 o crescimento foi acelerado em função da criação de uma escola particular, mantida por moradores como Eduardo Fornari, Henrique Torricelli e outros, e o aumento da população causada pelo anúncio de oferta de terrenos gratuitos, divulgado pelo jornal Cidade de Bragança. Em 1922, concluiu-se a igreja, obra realizada pelo construtor Tomás de Camargo e o carpinteiro José, sendo trazida diretamente de Barcelona, a imagem da padroeira, Nossa Senhora de Copacabana. Em 23 de dezembro de 1936, através da Lei nº 2784 é criado o distrito de Pinhal, no município de Bragança (atual Bragança Paulista). Em 30 de novembro de 1938, através do Decreto-Lei Estadual nº 9775 o distrito passou a denominar-se Pinhalzinho. Em 28 de fevereiro de 1964, através da Lei Estadual nº 8092, Pinhalzinho foi elevado à categoria de município, desmembrado de Bragança Paulista. Sua instalação ocorreu no dia 28 de março de 1965. Hidrografia: Pinhalzinho é cortada pelo Ribeirão do Pinhal, que desagua no Rio Camanducaia, no município de Monte Alegre do Sul. O município se insere na Bacia Hidrográfica PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), formadores do Rio Tietê. Na parte norte do município passa o Rio Camanducaia. Preencha o formulário ao lado e agende sua visita!!
Rua Lobo Guará, 11 - Condomínio Villa Verde Bragança Terreno com 140m2 em bairro planejado com estrutura de lazer em Bragança Paulista, o Residencial Villa Verde Terreno em declive muito bem localizado, próximo à avenida principal do bairro, rua asfaltada e linda vista!! O lote encontra-se financiado direto com a incorporadora, sendo possível fazer a transferência de dívida: (R$ 90.000,00) de entrada e saldo em 25x de R$ 1590,00 aproximadamente). Estuda permuta por casa pronta na mesma região!! O Residencial Villa Verde, é um local muito tranquilo e oferece uma estrutura de lazer muito interessante, como academias ao ar livre, playground, ciclovia, quadra poliesportiva, entre outros. Fica a 5 minutos do centro da cidade, é servido por vários tipos de comércios e proporciona uma integração maravilhosa com a natureza, inclusive tem o pôr do sol mais bonito da cidade. Agende sua visita o quanto antes!! Bragança Paulista, oficialmente Estância Climática de Bragança Paulista, é um município brasileiro do estado de São Paulo. É conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça"[7] Está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 172 346 habitantes.[4] Sendo a cidade mais populosa da região bragantina e a segunda mais rica, superada em PIB apenas por Atibaia. Bragança Paulista é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Como marco da época dos Bandeirantes, foi erguida uma cruz, onde mais tarde seria implantada uma pequena capela, dando origem a um dos templos mais antigos da região, que ainda permanece: a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Lopo. No entanto, outras trilhas foram abertas, descendo pelo rio Jaguari, para descobrir pequenos veios de ouro no rio Camanducaia, atualmente banhando o município de Pedra Bela e em alguns pontos o município de Socorro. Essa trilha bem mais tarde se transformaria no antigo caminho Bragança – Pedra Bela. Assim, já no século XVII, a Região Bragantina exercia papel importante na história do Brasil, por intermédio dos Bandeirantes. No século XVIII, esses caminhos começavam a ser povoados por aventureiros, pecuaristas que aproveitaram as planícies com ricas pastagens naturais para povoá-las com rebanhos bovinos e equinos. Ainda nesse século, a Região Bragantina, acompanhando a evolução brasileira, se torna grande produtora de café, principal produto de exportação do Império Brasileiro. O clima adequado, a fertilidade dos solos nas elevações da Mantiqueira possibilitava a produção do café das variedades arábicas, que se tornaria famoso e muito procurado pelos importadores internacionais. Em toda essa evolução, inúmeras fazendas da região tornaram-se modelos, não somente pela produtividade, mas pelo requinte de suas edificações. Muitos dos empresários rurais, antes vivendo em casebres ou choupanas, mais tarde, construíram verdadeiros palácios, reflexo do acúmulo do capital do café. Para cumprir uma promessa, Ignácia da Silva Pimentel e seu marido, Antônio Pires Pimentel, erguem uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, numa colina à margem direita do Ribeirão Canivete (pequeno afluente do Rio Jaguari). A promessa, feita por Dona Ignácia, era pela recuperação de Antônio Pires Pimentel, doente e desenganado pelos médicos. Com o passar do tempo foi surgindo ao redor da capela um pequeno povoado, fundado em 15 de dezembro de 1763 com o nome de Conceição do Jaguari. Em 13 de fevereiro de 1765, o povoado é reconhecido oficialmente com o nome de distrito de Paz e freguesia de Conceição do Jaguari. Alguns dias depois, Conceição do Jaguari é elevada a condição de Paróquia, recebendo seu primeiro vigário. Em 17 de outubro de 1767, Conceição do Jaguari é elevada a condição de vila com o nome oficial de Vila Nova Bragança, nome esse ligado a tradição Portuguesa, cuja dinastia durante séculos governou Portugal e o Brasil. Em 1797, José Nogueira, Geraldo Nogueira e João Nogueira Bueno, viviam em Conceição do Jaguary (Bragança Paulista), onde na época existiam apenas 25 casas habitadas. Nesse ano, vários cidadãos, inclusive os Nogueira, assinaram uma petição, solicitando a emancipação do lugar[8]. Em 1798 depois de elevada a vila com o nome de Nova Bragança a dita freguesia, é eleito por pelouro o 1.º juiz ordinário e de órfãos Sargento-mor Antonio Leme da Silva, natural de Mogi-Guaçu. Em 24 de outubro de 1856, a vila se emancipa de Atibaia recebendo o nome de Bragança. Igreja da Matriz de Bragança Paulista em 1949 Em 30 de novembro de 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará de mesmo nome, Bragança recebe Paulista no nome e passa a chamar-se Bragança Paulista. Em 25 de agosto de 1956, quando da instituição do brasão do município, foram gravadas em seu 1º quartel , homenageando os fundadores, as armas da família Pimentel, que são: verde, com cinco vieiras de prata, em santor; bordadura de prata, carregada com oito cruzes póteas de vermelho. Em função do excelente clima, em 28 de outubro de 1964, Bragança Paulista é elevada a categoria de estância climática. Em 1991, os distritos de Vargem e Tuiuti se emancipam de Bragança Paulista. A região bragantina está situada entre as estâncias climáticas conhecidas como Circuito das Águas. Transporte Transporte aéreo Aeroporto de Bragança Paulista Ônibus municipal (urbano) A cidade possui uma empresa que faz a ligação entre o movimentado centro da cidade aos demais bairros urbanos e rurais, o chamado transporte urbano, JTP Transportes - COM Bragança Paulista. Ônibus intermunicipais e interestaduais O terminal rodoviário de Bragança Paulista fica localizado na avenida dos Imigrantes nº 3700, no bairro do Matadouro. Transporte ferroviário O município de Bragança Paulista era a sede principal da Estrada de Ferro Bragantina, que entre os anos de 1884 e 1967, o ligava à cidade de Campo Limpo Paulista (onde se entroncava com a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) e posteriormente à cidade de Vargem, na divisa com o estado de Minas Gerais. A ferrovia durante anos, foi a principal escoadora das produções cafeeiras e agropecuárias das fazendas da região bragantina, além de ser a responsável pelo transporte intermunicipal de passageiros, garantindo impulsos econômicos a cidade que dispunha de cinco estações ferroviárias locais. Em 21 de junho de 1967, os últimos trens de passageiros e de cargas circularam pela cidade, culminando com a desativação da ferrovia. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois e atualmente as duas únicas antigas estações que restaram do município se tornaram moradias ou se encontram abandonadas.[15][16][17][18] Rodovias Rodovia Fernão Dias (BR-381) - São Paulo a Belo Horizonte Rodovia Capitão Balduíno (SP-8) - Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia, fazendo parte da BR 146, que liga Bragança Paulista a cidade de Patos de Minas. Rodovia Benevenutto Moretto (SP-95) - Tuiuti, Amparo. Pedreira e Jaguariúna. Rodovia Alkindar M. Junqueira (SP-63) - Itatiba (Jundiaí) (Campinas) Rodovia Padre Aldo Boline (SP-63) - Piracaia Variante João Hermenegildo Oliveira - Liga Rod. Fernão Dias próximo a Vargem Rodovia D. Pedro I (SP-65) - que liga a Rodovia Anhanguera no trecho Campinas à Rodovia Presidente Dutra no trecho Jacareí. (A rodovia não passa por Bragança Paulista, mas corta a Estância de Atibaia, cidade vizinha ao Sul). Futebol O Bragantino, clube local, é um time tradicional, tendo conquistado o campeonato paulista de 1990 e vice-campeão brasileiro em 1991, além dos títulos de campeão do brasileiro da série B e série C. Em nível amador a cidade possui um competitivo campeonato, onde se destacam times como Ferroviários (FAC), Legionário (LEC), Santa Luzia, São Lourenço e outros. Preencha o formulário ao lado e agende sua visita!!Bragança Paulista - SPTerreno com 140m2 em bairro planejado com estrutura de lazer em Bragança Paulista, o Residencial Villa Verde Terreno em declive muito bem localizado, próximo à avenida principal do bairro, rua asfaltada e linda vista!! O lote encontra-se financiado direto com a incorporadora, sendo possível fazer a transferência de dívida: (R$ 90.000,00) de entrada e saldo em 25x de R$ 1590,00 aproximadamente). Estuda permuta por casa pronta na mesma região!! O Residencial Villa Verde, é um local muito tranquilo e oferece uma estrutura de lazer muito interessante, como academias ao ar livre, playground, ciclovia, quadra poliesportiva, entre outros. Fica a 5 minutos do centro da cidade, é servido por vários tipos de comércios e proporciona uma integração maravilhosa com a natureza, inclusive tem o pôr do sol mais bonito da cidade. Agende sua visita o quanto antes!! Bragança Paulista, oficialmente Estância Climática de Bragança Paulista, é um município brasileiro do estado de São Paulo. É conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça"[7] Está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 172 346 habitantes.[4] Sendo a cidade mais populosa da região bragantina e a segunda mais rica, superada em PIB apenas por Atibaia. Bragança Paulista é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Como marco da época dos Bandeirantes, foi erguida uma cruz, onde mais tarde seria implantada uma pequena capela, dando origem a um dos templos mais antigos da região, que ainda permanece: a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Lopo. No entanto, outras trilhas foram abertas, descendo pelo rio Jaguari, para descobrir pequenos veios de ouro no rio Camanducaia, atualmente banhando o município de Pedra Bela e em alguns pontos o município de Socorro. Essa trilha bem mais tarde se transformaria no antigo caminho Bragança – Pedra Bela. Assim, já no século XVII, a Região Bragantina exercia papel importante na história do Brasil, por intermédio dos Bandeirantes. No século XVIII, esses caminhos começavam a ser povoados por aventureiros, pecuaristas que aproveitaram as planícies com ricas pastagens naturais para povoá-las com rebanhos bovinos e equinos. Ainda nesse século, a Região Bragantina, acompanhando a evolução brasileira, se torna grande produtora de café, principal produto de exportação do Império Brasileiro. O clima adequado, a fertilidade dos solos nas elevações da Mantiqueira possibilitava a produção do café das variedades arábicas, que se tornaria famoso e muito procurado pelos importadores internacionais. Em toda essa evolução, inúmeras fazendas da região tornaram-se modelos, não somente pela produtividade, mas pelo requinte de suas edificações. Muitos dos empresários rurais, antes vivendo em casebres ou choupanas, mais tarde, construíram verdadeiros palácios, reflexo do acúmulo do capital do café. Para cumprir uma promessa, Ignácia da Silva Pimentel e seu marido, Antônio Pires Pimentel, erguem uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, numa colina à margem direita do Ribeirão Canivete (pequeno afluente do Rio Jaguari). A promessa, feita por Dona Ignácia, era pela recuperação de Antônio Pires Pimentel, doente e desenganado pelos médicos. Com o passar do tempo foi surgindo ao redor da capela um pequeno povoado, fundado em 15 de dezembro de 1763 com o nome de Conceição do Jaguari. Em 13 de fevereiro de 1765, o povoado é reconhecido oficialmente com o nome de distrito de Paz e freguesia de Conceição do Jaguari. Alguns dias depois, Conceição do Jaguari é elevada a condição de Paróquia, recebendo seu primeiro vigário. Em 17 de outubro de 1767, Conceição do Jaguari é elevada a condição de vila com o nome oficial de Vila Nova Bragança, nome esse ligado a tradição Portuguesa, cuja dinastia durante séculos governou Portugal e o Brasil. Em 1797, José Nogueira, Geraldo Nogueira e João Nogueira Bueno, viviam em Conceição do Jaguary (Bragança Paulista), onde na época existiam apenas 25 casas habitadas. Nesse ano, vários cidadãos, inclusive os Nogueira, assinaram uma petição, solicitando a emancipação do lugar[8]. Em 1798 depois de elevada a vila com o nome de Nova Bragança a dita freguesia, é eleito por pelouro o 1.º juiz ordinário e de órfãos Sargento-mor Antonio Leme da Silva, natural de Mogi-Guaçu. Em 24 de outubro de 1856, a vila se emancipa de Atibaia recebendo o nome de Bragança. Igreja da Matriz de Bragança Paulista em 1949 Em 30 de novembro de 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará de mesmo nome, Bragança recebe Paulista no nome e passa a chamar-se Bragança Paulista. Em 25 de agosto de 1956, quando da instituição do brasão do município, foram gravadas em seu 1º quartel , homenageando os fundadores, as armas da família Pimentel, que são: verde, com cinco vieiras de prata, em santor; bordadura de prata, carregada com oito cruzes póteas de vermelho. Em função do excelente clima, em 28 de outubro de 1964, Bragança Paulista é elevada a categoria de estância climática. Em 1991, os distritos de Vargem e Tuiuti se emancipam de Bragança Paulista. 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A ferrovia durante anos, foi a principal escoadora das produções cafeeiras e agropecuárias das fazendas da região bragantina, além de ser a responsável pelo transporte intermunicipal de passageiros, garantindo impulsos econômicos a cidade que dispunha de cinco estações ferroviárias locais. Em 21 de junho de 1967, os últimos trens de passageiros e de cargas circularam pela cidade, culminando com a desativação da ferrovia. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois e atualmente as duas únicas antigas estações que restaram do município se tornaram moradias ou se encontram abandonadas.[15][16][17][18] Rodovias Rodovia Fernão Dias (BR-381) - São Paulo a Belo Horizonte Rodovia Capitão Balduíno (SP-8) - Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia, fazendo parte da BR 146, que liga Bragança Paulista a cidade de Patos de Minas. Rodovia Benevenutto Moretto (SP-95) - Tuiuti, Amparo. Pedreira e Jaguariúna. Rodovia Alkindar M. Junqueira (SP-63) - Itatiba (Jundiaí) (Campinas) Rodovia Padre Aldo Boline (SP-63) - Piracaia Variante João Hermenegildo Oliveira - Liga Rod. Fernão Dias próximo a Vargem Rodovia D. Pedro I (SP-65) - que liga a Rodovia Anhanguera no trecho Campinas à Rodovia Presidente Dutra no trecho Jacareí. (A rodovia não passa por Bragança Paulista, mas corta a Estância de Atibaia, cidade vizinha ao Sul). Futebol O Bragantino, clube local, é um time tradicional, tendo conquistado o campeonato paulista de 1990 e vice-campeão brasileiro em 1991, além dos títulos de campeão do brasileiro da série B e série C. Em nível amador a cidade possui um competitivo campeonato, onde se destacam times como Ferroviários (FAC), Legionário (LEC), Santa Luzia, São Lourenço e outros. Preencha o formulário ao lado e agende sua visita!!
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É conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça"[7] Está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 172 346 habitantes.[4] Sendo a cidade mais populosa da região bragantina e a segunda mais rica, superada em PIB apenas por Atibaia. Bragança Paulista é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Como marco da época dos Bandeirantes, foi erguida uma cruz, onde mais tarde seria implantada uma pequena capela, dando origem a um dos templos mais antigos da região, que ainda permanece: a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Lopo. No entanto, outras trilhas foram abertas, descendo pelo rio Jaguari, para descobrir pequenos veios de ouro no rio Camanducaia, atualmente banhando o município de Pedra Bela e em alguns pontos o município de Socorro. Essa trilha bem mais tarde se transformaria no antigo caminho Bragança – Pedra Bela. Assim, já no século XVII, a Região Bragantina exercia papel importante na história do Brasil, por intermédio dos Bandeirantes. No século XVIII, esses caminhos começavam a ser povoados por aventureiros, pecuaristas que aproveitaram as planícies com ricas pastagens naturais para povoá-las com rebanhos bovinos e equinos. Ainda nesse século, a Região Bragantina, acompanhando a evolução brasileira, se torna grande produtora de café, principal produto de exportação do Império Brasileiro. O clima adequado, a fertilidade dos solos nas elevações da Mantiqueira possibilitava a produção do café das variedades arábicas, que se tornaria famoso e muito procurado pelos importadores internacionais. Em toda essa evolução, inúmeras fazendas da região tornaram-se modelos, não somente pela produtividade, mas pelo requinte de suas edificações. Muitos dos empresários rurais, antes vivendo em casebres ou choupanas, mais tarde, construíram verdadeiros palácios, reflexo do acúmulo do capital do café. Para cumprir uma promessa, Ignácia da Silva Pimentel e seu marido, Antônio Pires Pimentel, erguem uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, numa colina à margem direita do Ribeirão Canivete (pequeno afluente do Rio Jaguari). A promessa, feita por Dona Ignácia, era pela recuperação de Antônio Pires Pimentel, doente e desenganado pelos médicos. Com o passar do tempo foi surgindo ao redor da capela um pequeno povoado, fundado em 15 de dezembro de 1763 com o nome de Conceição do Jaguari. Em 13 de fevereiro de 1765, o povoado é reconhecido oficialmente com o nome de distrito de Paz e freguesia de Conceição do Jaguari. Alguns dias depois, Conceição do Jaguari é elevada a condição de Paróquia, recebendo seu primeiro vigário. Em 17 de outubro de 1767, Conceição do Jaguari é elevada a condição de vila com o nome oficial de Vila Nova Bragança, nome esse ligado a tradição Portuguesa, cuja dinastia durante séculos governou Portugal e o Brasil. Em 1797, José Nogueira, Geraldo Nogueira e João Nogueira Bueno, viviam em Conceição do Jaguary (Bragança Paulista), onde na época existiam apenas 25 casas habitadas. Nesse ano, vários cidadãos, inclusive os Nogueira, assinaram uma petição, solicitando a emancipação do lugar[8]. Em 1798 depois de elevada a vila com o nome de Nova Bragança a dita freguesia, é eleito por pelouro o 1.º juiz ordinário e de órfãos Sargento-mor Antonio Leme da Silva, natural de Mogi-Guaçu. Em 24 de outubro de 1856, a vila se emancipa de Atibaia recebendo o nome de Bragança. Igreja da Matriz de Bragança Paulista em 1949 Em 30 de novembro de 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará de mesmo nome, Bragança recebe Paulista no nome e passa a chamar-se Bragança Paulista. Em 25 de agosto de 1956, quando da instituição do brasão do município, foram gravadas em seu 1º quartel , homenageando os fundadores, as armas da família Pimentel, que são: verde, com cinco vieiras de prata, em santor; bordadura de prata, carregada com oito cruzes póteas de vermelho. Em função do excelente clima, em 28 de outubro de 1964, Bragança Paulista é elevada a categoria de estância climática. Em 1991, os distritos de Vargem e Tuiuti se emancipam de Bragança Paulista. A região bragantina está situada entre as estâncias climáticas conhecidas como Circuito das Águas. Transporte Transporte aéreo Aeroporto de Bragança Paulista Ônibus municipal (urbano) A cidade possui uma empresa que faz a ligação entre o movimentado centro da cidade aos demais bairros urbanos e rurais, o chamado transporte urbano, JTP Transportes - COM Bragança Paulista. Ônibus intermunicipais e interestaduais O terminal rodoviário de Bragança Paulista fica localizado na avenida dos Imigrantes nº 3700, no bairro do Matadouro. Transporte ferroviário O município de Bragança Paulista era a sede principal da Estrada de Ferro Bragantina, que entre os anos de 1884 e 1967, o ligava à cidade de Campo Limpo Paulista (onde se entroncava com a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) e posteriormente à cidade de Vargem, na divisa com o estado de Minas Gerais. A ferrovia durante anos, foi a principal escoadora das produções cafeeiras e agropecuárias das fazendas da região bragantina, além de ser a responsável pelo transporte intermunicipal de passageiros, garantindo impulsos econômicos a cidade que dispunha de cinco estações ferroviárias locais. Em 21 de junho de 1967, os últimos trens de passageiros e de cargas circularam pela cidade, culminando com a desativação da ferrovia. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois e atualmente as duas únicas antigas estações que restaram do município se tornaram moradias ou se encontram abandonadas.[15][16][17][18] Rodovias Rodovia Fernão Dias (BR-381) - São Paulo a Belo Horizonte Rodovia Capitão Balduíno (SP-8) - Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia, fazendo parte da BR 146, que liga Bragança Paulista a cidade de Patos de Minas. Rodovia Benevenutto Moretto (SP-95) - Tuiuti, Amparo. Pedreira e Jaguariúna. Rodovia Alkindar M. Junqueira (SP-63) - Itatiba (Jundiaí) (Campinas) Rodovia Padre Aldo Boline (SP-63) - Piracaia Variante João Hermenegildo Oliveira - Liga Rod. Fernão Dias próximo a Vargem Rodovia D. Pedro I (SP-65) - que liga a Rodovia Anhanguera no trecho Campinas à Rodovia Presidente Dutra no trecho Jacareí. (A rodovia não passa por Bragança Paulista, mas corta a Estância de Atibaia, cidade vizinha ao Sul). Futebol O Bragantino, clube local, é um time tradicional, tendo conquistado o campeonato paulista de 1990 e vice-campeão brasileiro em 1991, além dos títulos de campeão do brasileiro da série B e série C. Em nível amador a cidade possui um competitivo campeonato, onde se destacam times como Ferroviários (FAC), Legionário (LEC), Santa Luzia, São Lourenço e outros. 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É conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça"[7] Está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 172 346 habitantes.[4] Sendo a cidade mais populosa da região bragantina e a segunda mais rica, superada em PIB apenas por Atibaia. Bragança Paulista é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Como marco da época dos Bandeirantes, foi erguida uma cruz, onde mais tarde seria implantada uma pequena capela, dando origem a um dos templos mais antigos da região, que ainda permanece: a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Lopo. No entanto, outras trilhas foram abertas, descendo pelo rio Jaguari, para descobrir pequenos veios de ouro no rio Camanducaia, atualmente banhando o município de Pedra Bela e em alguns pontos o município de Socorro. Essa trilha bem mais tarde se transformaria no antigo caminho Bragança – Pedra Bela. Assim, já no século XVII, a Região Bragantina exercia papel importante na história do Brasil, por intermédio dos Bandeirantes. No século XVIII, esses caminhos começavam a ser povoados por aventureiros, pecuaristas que aproveitaram as planícies com ricas pastagens naturais para povoá-las com rebanhos bovinos e equinos. Ainda nesse século, a Região Bragantina, acompanhando a evolução brasileira, se torna grande produtora de café, principal produto de exportação do Império Brasileiro. O clima adequado, a fertilidade dos solos nas elevações da Mantiqueira possibilitava a produção do café das variedades arábicas, que se tornaria famoso e muito procurado pelos importadores internacionais. Em toda essa evolução, inúmeras fazendas da região tornaram-se modelos, não somente pela produtividade, mas pelo requinte de suas edificações. Muitos dos empresários rurais, antes vivendo em casebres ou choupanas, mais tarde, construíram verdadeiros palácios, reflexo do acúmulo do capital do café. Para cumprir uma promessa, Ignácia da Silva Pimentel e seu marido, Antônio Pires Pimentel, erguem uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, numa colina à margem direita do Ribeirão Canivete (pequeno afluente do Rio Jaguari). A promessa, feita por Dona Ignácia, era pela recuperação de Antônio Pires Pimentel, doente e desenganado pelos médicos. Com o passar do tempo foi surgindo ao redor da capela um pequeno povoado, fundado em 15 de dezembro de 1763 com o nome de Conceição do Jaguari. Em 13 de fevereiro de 1765, o povoado é reconhecido oficialmente com o nome de distrito de Paz e freguesia de Conceição do Jaguari. Alguns dias depois, Conceição do Jaguari é elevada a condição de Paróquia, recebendo seu primeiro vigário. Em 17 de outubro de 1767, Conceição do Jaguari é elevada a condição de vila com o nome oficial de Vila Nova Bragança, nome esse ligado a tradição Portuguesa, cuja dinastia durante séculos governou Portugal e o Brasil. Em 1797, José Nogueira, Geraldo Nogueira e João Nogueira Bueno, viviam em Conceição do Jaguary (Bragança Paulista), onde na época existiam apenas 25 casas habitadas. Nesse ano, vários cidadãos, inclusive os Nogueira, assinaram uma petição, solicitando a emancipação do lugar[8]. Em 1798 depois de elevada a vila com o nome de Nova Bragança a dita freguesia, é eleito por pelouro o 1.º juiz ordinário e de órfãos Sargento-mor Antonio Leme da Silva, natural de Mogi-Guaçu. Em 24 de outubro de 1856, a vila se emancipa de Atibaia recebendo o nome de Bragança. Igreja da Matriz de Bragança Paulista em 1949 Em 30 de novembro de 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará de mesmo nome, Bragança recebe Paulista no nome e passa a chamar-se Bragança Paulista. Em 25 de agosto de 1956, quando da instituição do brasão do município, foram gravadas em seu 1º quartel , homenageando os fundadores, as armas da família Pimentel, que são: verde, com cinco vieiras de prata, em santor; bordadura de prata, carregada com oito cruzes póteas de vermelho. Em função do excelente clima, em 28 de outubro de 1964, Bragança Paulista é elevada a categoria de estância climática. Em 1991, os distritos de Vargem e Tuiuti se emancipam de Bragança Paulista. A região bragantina está situada entre as estâncias climáticas conhecidas como Circuito das Águas. Transporte Transporte aéreo Aeroporto de Bragança Paulista Ônibus municipal (urbano) A cidade possui uma empresa que faz a ligação entre o movimentado centro da cidade aos demais bairros urbanos e rurais, o chamado transporte urbano, JTP Transportes - COM Bragança Paulista. Ônibus intermunicipais e interestaduais O terminal rodoviário de Bragança Paulista fica localizado na avenida dos Imigrantes nº 3700, no bairro do Matadouro. Transporte ferroviário O município de Bragança Paulista era a sede principal da Estrada de Ferro Bragantina, que entre os anos de 1884 e 1967, o ligava à cidade de Campo Limpo Paulista (onde se entroncava com a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) e posteriormente à cidade de Vargem, na divisa com o estado de Minas Gerais. A ferrovia durante anos, foi a principal escoadora das produções cafeeiras e agropecuárias das fazendas da região bragantina, além de ser a responsável pelo transporte intermunicipal de passageiros, garantindo impulsos econômicos a cidade que dispunha de cinco estações ferroviárias locais. Em 21 de junho de 1967, os últimos trens de passageiros e de cargas circularam pela cidade, culminando com a desativação da ferrovia. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois e atualmente as duas únicas antigas estações que restaram do município se tornaram moradias ou se encontram abandonadas.[15][16][17][18] Rodovias Rodovia Fernão Dias (BR-381) - São Paulo a Belo Horizonte Rodovia Capitão Balduíno (SP-8) - Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia, fazendo parte da BR 146, que liga Bragança Paulista a cidade de Patos de Minas. Rodovia Benevenutto Moretto (SP-95) - Tuiuti, Amparo. Pedreira e Jaguariúna. Rodovia Alkindar M. 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Estrada Municipal Domício Franco de Camargo, 1 - AtibaianosLindo terreno com 1000 metros quadrados , escriturado e com excelente topografia no loteamento fechado Campo Grande no bairro Atibaianos em Bragança Paulista. Empreendimento liberado para construção, com vista diferenciada, um maravilhoso lago e muita integração com a natureza. Local muito tranquilo e com fácil acesso para Bragança Paulista e Tuiuti.... Excelente oportunidade para comprar o tão sonhado lote e construir a sua chácara!! Agende o quanto antes a sua visita!! Proprietário bom de negócio, estuda pegar carro como parte de pagamento! Bragança Paulista, oficialmente Estância Climática de Bragança Paulista, é um município brasileiro do estado de São Paulo. É conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça"[7] Está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 172 346 habitantes.[4] Sendo a cidade mais populosa da região bragantina e a segunda mais rica, superada em PIB apenas por Atibaia. Bragança Paulista é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. 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A ferrovia durante anos, foi a principal escoadora das produções cafeeiras e agropecuárias das fazendas da região bragantina, além de ser a responsável pelo transporte intermunicipal de passageiros, garantindo impulsos econômicos a cidade que dispunha de cinco estações ferroviárias locais. Em 21 de junho de 1967, os últimos trens de passageiros e de cargas circularam pela cidade, culminando com a desativação da ferrovia. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois e atualmente as duas únicas antigas estações que restaram do município se tornaram moradias ou se encontram abandonadas.[15][16][17][18] Rodovias Rodovia Fernão Dias (BR-381) - São Paulo a Belo Horizonte Rodovia Capitão Balduíno (SP-8) - Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia, fazendo parte da BR 146, que liga Bragança Paulista a cidade de Patos de Minas. Rodovia Benevenutto Moretto (SP-95) - Tuiuti, Amparo. Pedreira e Jaguariúna. Rodovia Alkindar M. 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Os trilhos foram retirados pouco tempo depois e atualmente as duas únicas antigas estações que restaram do município se tornaram moradias ou se encontram abandonadas.[15][16][17][18] Rodovias Rodovia Fernão Dias (BR-381) - São Paulo a Belo Horizonte Rodovia Capitão Balduíno (SP-8) - Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia, fazendo parte da BR 146, que liga Bragança Paulista a cidade de Patos de Minas. Rodovia Benevenutto Moretto (SP-95) - Tuiuti, Amparo. Pedreira e Jaguariúna. Rodovia Alkindar M. Junqueira (SP-63) - Itatiba (Jundiaí) (Campinas) Rodovia Padre Aldo Boline (SP-63) - Piracaia Variante João Hermenegildo Oliveira - Liga Rod. Fernão Dias próximo a Vargem Rodovia D. Pedro I (SP-65) - que liga a Rodovia Anhanguera no trecho Campinas à Rodovia Presidente Dutra no trecho Jacareí. (A rodovia não passa por Bragança Paulista, mas corta a Estância de Atibaia, cidade vizinha ao Sul). 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Rua Gavião Real, 3 - Condomínio Villa Verde Bragança Lote misto com 160m2 , com excelente localização na principal avenida do Residencial Villa Verde em Bragança Paulista. Terreno praticamente plano, com área de preservação aos fundos, fácil de construir, um dos últimos lotes mistos disponíveis. Região em franca expansão. Grande oportunidade para investidores!! Agende sua visita!! O Residencial Villa Verde, é um local muito tranquilo e oferece uma estrutura de lazer muito interessante, como academias ao ar livre, playground, ciclovia, quadra poliesportiva, entre outros. Fica a 5 minutos do centro da cidade, é servido por vários tipos de comércios e proporciona uma integração maravilhosa com a natureza, inclusive tem o pôr do sol mais bonito da cidade. Agende sua visita o quanto antes!! Bragança Paulista, oficialmente Estância Climática de Bragança Paulista, é um município brasileiro do estado de São Paulo. É conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça"[7] Está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 172 346 habitantes.[4] Sendo a cidade mais populosa da região bragantina e a segunda mais rica, superada em PIB apenas por Atibaia. Bragança Paulista é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Como marco da época dos Bandeirantes, foi erguida uma cruz, onde mais tarde seria implantada uma pequena capela, dando origem a um dos templos mais antigos da região, que ainda permanece: a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Lopo. No entanto, outras trilhas foram abertas, descendo pelo rio Jaguari, para descobrir pequenos veios de ouro no rio Camanducaia, atualmente banhando o município de Pedra Bela e em alguns pontos o município de Socorro. Essa trilha bem mais tarde se transformaria no antigo caminho Bragança – Pedra Bela. Assim, já no século XVII, a Região Bragantina exercia papel importante na história do Brasil, por intermédio dos Bandeirantes. No século XVIII, esses caminhos começavam a ser povoados por aventureiros, pecuaristas que aproveitaram as planícies com ricas pastagens naturais para povoá-las com rebanhos bovinos e equinos. Ainda nesse século, a Região Bragantina, acompanhando a evolução brasileira, se torna grande produtora de café, principal produto de exportação do Império Brasileiro. O clima adequado, a fertilidade dos solos nas elevações da Mantiqueira possibilitava a produção do café das variedades arábicas, que se tornaria famoso e muito procurado pelos importadores internacionais. Em toda essa evolução, inúmeras fazendas da região tornaram-se modelos, não somente pela produtividade, mas pelo requinte de suas edificações. Muitos dos empresários rurais, antes vivendo em casebres ou choupanas, mais tarde, construíram verdadeiros palácios, reflexo do acúmulo do capital do café. Para cumprir uma promessa, Ignácia da Silva Pimentel e seu marido, Antônio Pires Pimentel, erguem uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, numa colina à margem direita do Ribeirão Canivete (pequeno afluente do Rio Jaguari). A promessa, feita por Dona Ignácia, era pela recuperação de Antônio Pires Pimentel, doente e desenganado pelos médicos. Com o passar do tempo foi surgindo ao redor da capela um pequeno povoado, fundado em 15 de dezembro de 1763 com o nome de Conceição do Jaguari. Em 13 de fevereiro de 1765, o povoado é reconhecido oficialmente com o nome de distrito de Paz e freguesia de Conceição do Jaguari. Alguns dias depois, Conceição do Jaguari é elevada a condição de Paróquia, recebendo seu primeiro vigário. Em 17 de outubro de 1767, Conceição do Jaguari é elevada a condição de vila com o nome oficial de Vila Nova Bragança, nome esse ligado a tradição Portuguesa, cuja dinastia durante séculos governou Portugal e o Brasil. Em 1797, José Nogueira, Geraldo Nogueira e João Nogueira Bueno, viviam em Conceição do Jaguary (Bragança Paulista), onde na época existiam apenas 25 casas habitadas. Nesse ano, vários cidadãos, inclusive os Nogueira, assinaram uma petição, solicitando a emancipação do lugar[8]. Em 1798 depois de elevada a vila com o nome de Nova Bragança a dita freguesia, é eleito por pelouro o 1.º juiz ordinário e de órfãos Sargento-mor Antonio Leme da Silva, natural de Mogi-Guaçu. Em 24 de outubro de 1856, a vila se emancipa de Atibaia recebendo o nome de Bragança. Igreja da Matriz de Bragança Paulista em 1949 Em 30 de novembro de 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará de mesmo nome, Bragança recebe Paulista no nome e passa a chamar-se Bragança Paulista. Em 25 de agosto de 1956, quando da instituição do brasão do município, foram gravadas em seu 1º quartel , homenageando os fundadores, as armas da família Pimentel, que são: verde, com cinco vieiras de prata, em santor; bordadura de prata, carregada com oito cruzes póteas de vermelho. Em função do excelente clima, em 28 de outubro de 1964, Bragança Paulista é elevada a categoria de estância climática. Em 1991, os distritos de Vargem e Tuiuti se emancipam de Bragança Paulista. A região bragantina está situada entre as estâncias climáticas conhecidas como Circuito das Águas. Transporte Transporte aéreo Aeroporto de Bragança Paulista Ônibus municipal (urbano) A cidade possui uma empresa que faz a ligação entre o movimentado centro da cidade aos demais bairros urbanos e rurais, o chamado transporte urbano, JTP Transportes - COM Bragança Paulista. Ônibus intermunicipais e interestaduais O terminal rodoviário de Bragança Paulista fica localizado na avenida dos Imigrantes nº 3700, no bairro do Matadouro. Transporte ferroviário O município de Bragança Paulista era a sede principal da Estrada de Ferro Bragantina, que entre os anos de 1884 e 1967, o ligava à cidade de Campo Limpo Paulista (onde se entroncava com a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) e posteriormente à cidade de Vargem, na divisa com o estado de Minas Gerais. A ferrovia durante anos, foi a principal escoadora das produções cafeeiras e agropecuárias das fazendas da região bragantina, além de ser a responsável pelo transporte intermunicipal de passageiros, garantindo impulsos econômicos a cidade que dispunha de cinco estações ferroviárias locais. Em 21 de junho de 1967, os últimos trens de passageiros e de cargas circularam pela cidade, culminando com a desativação da ferrovia. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois e atualmente as duas únicas antigas estações que restaram do município se tornaram moradias ou se encontram abandonadas.[15][16][17][18] Rodovias Rodovia Fernão Dias (BR-381) - São Paulo a Belo Horizonte Rodovia Capitão Balduíno (SP-8) - Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia, fazendo parte da BR 146, que liga Bragança Paulista a cidade de Patos de Minas. Rodovia Benevenutto Moretto (SP-95) - Tuiuti, Amparo. Pedreira e Jaguariúna. Rodovia Alkindar M. Junqueira (SP-63) - Itatiba (Jundiaí) (Campinas) Rodovia Padre Aldo Boline (SP-63) - Piracaia Variante João Hermenegildo Oliveira - Liga Rod. Fernão Dias próximo a Vargem Rodovia D. Pedro I (SP-65) - que liga a Rodovia Anhanguera no trecho Campinas à Rodovia Presidente Dutra no trecho Jacareí. (A rodovia não passa por Bragança Paulista, mas corta a Estância de Atibaia, cidade vizinha ao Sul). Futebol O Bragantino, clube local, é um time tradicional, tendo conquistado o campeonato paulista de 1990 e vice-campeão brasileiro em 1991, além dos títulos de campeão do brasileiro da série B e série C. Em nível amador a cidade possui um competitivo campeonato, onde se destacam times como Ferroviários (FAC), Legionário (LEC), Santa Luzia, São Lourenço e outros. Preencha o formulário ao lado e agende sua visita!!Bragança Paulista - SPLote misto com 160m2 , com excelente localização na principal avenida do Residencial Villa Verde em Bragança Paulista. Terreno praticamente plano, com área de preservação aos fundos, fácil de construir, um dos últimos lotes mistos disponíveis. Região em franca expansão. Grande oportunidade para investidores!! Agende sua visita!! O Residencial Villa Verde, é um local muito tranquilo e oferece uma estrutura de lazer muito interessante, como academias ao ar livre, playground, ciclovia, quadra poliesportiva, entre outros. Fica a 5 minutos do centro da cidade, é servido por vários tipos de comércios e proporciona uma integração maravilhosa com a natureza, inclusive tem o pôr do sol mais bonito da cidade. Agende sua visita o quanto antes!! Bragança Paulista, oficialmente Estância Climática de Bragança Paulista, é um município brasileiro do estado de São Paulo. É conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça"[7] Está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 172 346 habitantes.[4] Sendo a cidade mais populosa da região bragantina e a segunda mais rica, superada em PIB apenas por Atibaia. Bragança Paulista é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Como marco da época dos Bandeirantes, foi erguida uma cruz, onde mais tarde seria implantada uma pequena capela, dando origem a um dos templos mais antigos da região, que ainda permanece: a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Lopo. No entanto, outras trilhas foram abertas, descendo pelo rio Jaguari, para descobrir pequenos veios de ouro no rio Camanducaia, atualmente banhando o município de Pedra Bela e em alguns pontos o município de Socorro. Essa trilha bem mais tarde se transformaria no antigo caminho Bragança – Pedra Bela. Assim, já no século XVII, a Região Bragantina exercia papel importante na história do Brasil, por intermédio dos Bandeirantes. No século XVIII, esses caminhos começavam a ser povoados por aventureiros, pecuaristas que aproveitaram as planícies com ricas pastagens naturais para povoá-las com rebanhos bovinos e equinos. Ainda nesse século, a Região Bragantina, acompanhando a evolução brasileira, se torna grande produtora de café, principal produto de exportação do Império Brasileiro. O clima adequado, a fertilidade dos solos nas elevações da Mantiqueira possibilitava a produção do café das variedades arábicas, que se tornaria famoso e muito procurado pelos importadores internacionais. Em toda essa evolução, inúmeras fazendas da região tornaram-se modelos, não somente pela produtividade, mas pelo requinte de suas edificações. Muitos dos empresários rurais, antes vivendo em casebres ou choupanas, mais tarde, construíram verdadeiros palácios, reflexo do acúmulo do capital do café. Para cumprir uma promessa, Ignácia da Silva Pimentel e seu marido, Antônio Pires Pimentel, erguem uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, numa colina à margem direita do Ribeirão Canivete (pequeno afluente do Rio Jaguari). A promessa, feita por Dona Ignácia, era pela recuperação de Antônio Pires Pimentel, doente e desenganado pelos médicos. Com o passar do tempo foi surgindo ao redor da capela um pequeno povoado, fundado em 15 de dezembro de 1763 com o nome de Conceição do Jaguari. Em 13 de fevereiro de 1765, o povoado é reconhecido oficialmente com o nome de distrito de Paz e freguesia de Conceição do Jaguari. Alguns dias depois, Conceição do Jaguari é elevada a condição de Paróquia, recebendo seu primeiro vigário. Em 17 de outubro de 1767, Conceição do Jaguari é elevada a condição de vila com o nome oficial de Vila Nova Bragança, nome esse ligado a tradição Portuguesa, cuja dinastia durante séculos governou Portugal e o Brasil. Em 1797, José Nogueira, Geraldo Nogueira e João Nogueira Bueno, viviam em Conceição do Jaguary (Bragança Paulista), onde na época existiam apenas 25 casas habitadas. Nesse ano, vários cidadãos, inclusive os Nogueira, assinaram uma petição, solicitando a emancipação do lugar[8]. Em 1798 depois de elevada a vila com o nome de Nova Bragança a dita freguesia, é eleito por pelouro o 1.º juiz ordinário e de órfãos Sargento-mor Antonio Leme da Silva, natural de Mogi-Guaçu. Em 24 de outubro de 1856, a vila se emancipa de Atibaia recebendo o nome de Bragança. Igreja da Matriz de Bragança Paulista em 1949 Em 30 de novembro de 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará de mesmo nome, Bragança recebe Paulista no nome e passa a chamar-se Bragança Paulista. Em 25 de agosto de 1956, quando da instituição do brasão do município, foram gravadas em seu 1º quartel , homenageando os fundadores, as armas da família Pimentel, que são: verde, com cinco vieiras de prata, em santor; bordadura de prata, carregada com oito cruzes póteas de vermelho. Em função do excelente clima, em 28 de outubro de 1964, Bragança Paulista é elevada a categoria de estância climática. Em 1991, os distritos de Vargem e Tuiuti se emancipam de Bragança Paulista. A região bragantina está situada entre as estâncias climáticas conhecidas como Circuito das Águas. Transporte Transporte aéreo Aeroporto de Bragança Paulista Ônibus municipal (urbano) A cidade possui uma empresa que faz a ligação entre o movimentado centro da cidade aos demais bairros urbanos e rurais, o chamado transporte urbano, JTP Transportes - COM Bragança Paulista. Ônibus intermunicipais e interestaduais O terminal rodoviário de Bragança Paulista fica localizado na avenida dos Imigrantes nº 3700, no bairro do Matadouro. Transporte ferroviário O município de Bragança Paulista era a sede principal da Estrada de Ferro Bragantina, que entre os anos de 1884 e 1967, o ligava à cidade de Campo Limpo Paulista (onde se entroncava com a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) e posteriormente à cidade de Vargem, na divisa com o estado de Minas Gerais. A ferrovia durante anos, foi a principal escoadora das produções cafeeiras e agropecuárias das fazendas da região bragantina, além de ser a responsável pelo transporte intermunicipal de passageiros, garantindo impulsos econômicos a cidade que dispunha de cinco estações ferroviárias locais. Em 21 de junho de 1967, os últimos trens de passageiros e de cargas circularam pela cidade, culminando com a desativação da ferrovia. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois e atualmente as duas únicas antigas estações que restaram do município se tornaram moradias ou se encontram abandonadas.[15][16][17][18] Rodovias Rodovia Fernão Dias (BR-381) - São Paulo a Belo Horizonte Rodovia Capitão Balduíno (SP-8) - Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia, fazendo parte da BR 146, que liga Bragança Paulista a cidade de Patos de Minas. Rodovia Benevenutto Moretto (SP-95) - Tuiuti, Amparo. Pedreira e Jaguariúna. Rodovia Alkindar M. Junqueira (SP-63) - Itatiba (Jundiaí) (Campinas) Rodovia Padre Aldo Boline (SP-63) - Piracaia Variante João Hermenegildo Oliveira - Liga Rod. Fernão Dias próximo a Vargem Rodovia D. Pedro I (SP-65) - que liga a Rodovia Anhanguera no trecho Campinas à Rodovia Presidente Dutra no trecho Jacareí. (A rodovia não passa por Bragança Paulista, mas corta a Estância de Atibaia, cidade vizinha ao Sul). Futebol O Bragantino, clube local, é um time tradicional, tendo conquistado o campeonato paulista de 1990 e vice-campeão brasileiro em 1991, além dos títulos de campeão do brasileiro da série B e série C. Em nível amador a cidade possui um competitivo campeonato, onde se destacam times como Ferroviários (FAC), Legionário (LEC), Santa Luzia, São Lourenço e outros. Preencha o formulário ao lado e agende sua visita!!
Estrada Mauro de Próspero, 380 - Residencial das IlhasO Residencial Bella Vita foi desenvolvido sob o conceito de viver bem, para atender às pessoas que buscam qualidade de vida. Um lugar que inspira tranquilidade, promove bem-estar e permite que seus moradores vivam momentos inesquecíveis todos os dias. Um bairro planejado, na cidade de Bragança Paulista, que oferece infraestrutura completa, áreas integradas à natureza, um sistema de lazer para todas as idades e a comodidade de estar perto de tudo. SOBRE O EMPREENDIMENTO: – Número total de lotes: 548 – Lotes a partir de 250m² – 394 residenciais – 154 mistos – Financiamento próprio em até 120 meses – Entrada mínima de 10%. Correção anual (IGPM) – Região com grande potencial de valorização – Padrão de qualidade Caramaschi INFRAESTRUTURA COMPLETA: – Rede de energia elétrica – Iluminação pública em LED – Ruas asfaltadas e arborizadas – Guia americana PC – Rede de distribuição de água e esgoto – Área mínima de construção: 100m² – Data de registro do loteamento: 27/03/2023 – Mais de 70.000m² de áreas verdes e praças arborizadas ÁREAS DE LAZER: – Memorial da Música Brasileira – Playground – Espaço Pet – Pista de caminhada – Espaço de convivência – Quadra poliesportiva – Academia ao ar livre – Ciclovia – Praças arborizadas – Calçadão – Quiosques – Bicicletário Obras aceleradas, previsão de entrega para dezembro de 2024 Agende ainda hoje a sua visita!! Bragança Paulista, oficialmente Estância Climática de Bragança Paulista, é um município brasileiro do estado de São Paulo. É conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça"[7] Está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 172 346 habitantes.[4] Sendo a cidade mais populosa da região bragantina e a segunda mais rica, superada em PIB apenas por Atibaia. Bragança Paulista é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Como marco da época dos Bandeirantes, foi erguida uma cruz, onde mais tarde seria implantada uma pequena capela, dando origem a um dos templos mais antigos da região, que ainda permanece: a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Lopo. No entanto, outras trilhas foram abertas, descendo pelo rio Jaguari, para descobrir pequenos veios de ouro no rio Camanducaia, atualmente banhando o município de Pedra Bela e em alguns pontos o município de Socorro. Essa trilha bem mais tarde se transformaria no antigo caminho Bragança – Pedra Bela. Assim, já no século XVII, a Região Bragantina exercia papel importante na história do Brasil, por intermédio dos Bandeirantes. No século XVIII, esses caminhos começavam a ser povoados por aventureiros, pecuaristas que aproveitaram as planícies com ricas pastagens naturais para povoá-las com rebanhos bovinos e equinos. Ainda nesse século, a Região Bragantina, acompanhando a evolução brasileira, se torna grande produtora de café, principal produto de exportação do Império Brasileiro. O clima adequado, a fertilidade dos solos nas elevações da Mantiqueira possibilitava a produção do café das variedades arábicas, que se tornaria famoso e muito procurado pelos importadores internacionais. Em toda essa evolução, inúmeras fazendas da região tornaram-se modelos, não somente pela produtividade, mas pelo requinte de suas edificações. Muitos dos empresários rurais, antes vivendo em casebres ou choupanas, mais tarde, construíram verdadeiros palácios, reflexo do acúmulo do capital do café. Para cumprir uma promessa, Ignácia da Silva Pimentel e seu marido, Antônio Pires Pimentel, erguem uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, numa colina à margem direita do Ribeirão Canivete (pequeno afluente do Rio Jaguari). A promessa, feita por Dona Ignácia, era pela recuperação de Antônio Pires Pimentel, doente e desenganado pelos médicos. Com o passar do tempo foi surgindo ao redor da capela um pequeno povoado, fundado em 15 de dezembro de 1763 com o nome de Conceição do Jaguari. Em 13 de fevereiro de 1765, o povoado é reconhecido oficialmente com o nome de distrito de Paz e freguesia de Conceição do Jaguari. Alguns dias depois, Conceição do Jaguari é elevada a condição de Paróquia, recebendo seu primeiro vigário. Em 17 de outubro de 1767, Conceição do Jaguari é elevada a condição de vila com o nome oficial de Vila Nova Bragança, nome esse ligado a tradição Portuguesa, cuja dinastia durante séculos governou Portugal e o Brasil. Em 1797, José Nogueira, Geraldo Nogueira e João Nogueira Bueno, viviam em Conceição do Jaguary (Bragança Paulista), onde na época existiam apenas 25 casas habitadas. Nesse ano, vários cidadãos, inclusive os Nogueira, assinaram uma petição, solicitando a emancipação do lugar[8]. Em 1798 depois de elevada a vila com o nome de Nova Bragança a dita freguesia, é eleito por pelouro o 1.º juiz ordinário e de órfãos Sargento-mor Antonio Leme da Silva, natural de Mogi-Guaçu. Em 24 de outubro de 1856, a vila se emancipa de Atibaia recebendo o nome de Bragança. Igreja da Matriz de Bragança Paulista em 1949 Em 30 de novembro de 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará de mesmo nome, Bragança recebe Paulista no nome e passa a chamar-se Bragança Paulista. Em 25 de agosto de 1956, quando da instituição do brasão do município, foram gravadas em seu 1º quartel , homenageando os fundadores, as armas da família Pimentel, que são: verde, com cinco vieiras de prata, em santor; bordadura de prata, carregada com oito cruzes póteas de vermelho. Em função do excelente clima, em 28 de outubro de 1964, Bragança Paulista é elevada a categoria de estância climática. Em 1991, os distritos de Vargem e Tuiuti se emancipam de Bragança Paulista. A região bragantina está situada entre as estâncias climáticas conhecidas como Circuito das Águas. Transporte Transporte aéreo Aeroporto de Bragança Paulista Ônibus municipal (urbano) A cidade possui uma empresa que faz a ligação entre o movimentado centro da cidade aos demais bairros urbanos e rurais, o chamado transporte urbano, JTP Transportes - COM Bragança Paulista. Ônibus intermunicipais e interestaduais O terminal rodoviário de Bragança Paulista fica localizado na avenida dos Imigrantes nº 3700, no bairro do Matadouro. Transporte ferroviário O município de Bragança Paulista era a sede principal da Estrada de Ferro Bragantina, que entre os anos de 1884 e 1967, o ligava à cidade de Campo Limpo Paulista (onde se entroncava com a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) e posteriormente à cidade de Vargem, na divisa com o estado de Minas Gerais. A ferrovia durante anos, foi a principal escoadora das produções cafeeiras e agropecuárias das fazendas da região bragantina, além de ser a responsável pelo transporte intermunicipal de passageiros, garantindo impulsos econômicos a cidade que dispunha de cinco estações ferroviárias locais. Em 21 de junho de 1967, os últimos trens de passageiros e de cargas circularam pela cidade, culminando com a desativação da ferrovia. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois e atualmente as duas únicas antigas estações que restaram do município se tornaram moradias ou se encontram abandonadas.[15][16][17][18] Rodovias Rodovia Fernão Dias (BR-381) - São Paulo a Belo Horizonte Rodovia Capitão Balduíno (SP-8) - Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia, fazendo parte da BR 146, que liga Bragança Paulista a cidade de Patos de Minas. Rodovia Benevenutto Moretto (SP-95) - Tuiuti, Amparo. Pedreira e Jaguariúna. Rodovia Alkindar M. Junqueira (SP-63) - Itatiba (Jundiaí) (Campinas) Rodovia Padre Aldo Boline (SP-63) - Piracaia Variante João Hermenegildo Oliveira - Liga Rod. Fernão Dias próximo a Vargem Rodovia D. Pedro I (SP-65) - que liga a Rodovia Anhanguera no trecho Campinas à Rodovia Presidente Dutra no trecho Jacareí. (A rodovia não passa por Bragança Paulista, mas corta a Estância de Atibaia, cidade vizinha ao Sul). Futebol O Bragantino, clube local, é um time tradicional, tendo conquistado o campeonato paulista de 1990 e vice-campeão brasileiro em 1991, além dos títulos de campeão do brasileiro da série B e série C. Em nível amador a cidade possui um competitivo campeonato, onde se destacam times como Ferroviários (FAC), Legionário (LEC), Santa Luzia, São Lourenço e outros. Preencha o formulário abaixo e agende sua visita!!Bragança Paulista - SPO Residencial Bella Vita foi desenvolvido sob o conceito de viver bem, para atender às pessoas que buscam qualidade de vida. Um lugar que inspira tranquilidade, promove bem-estar e permite que seus moradores vivam momentos inesquecíveis todos os dias. Um bairro planejado, na cidade de Bragança Paulista, que oferece infraestrutura completa, áreas integradas à natureza, um sistema de lazer para todas as idades e a comodidade de estar perto de tudo. SOBRE O EMPREENDIMENTO: – Número total de lotes: 548 – Lotes a partir de 250m² – 394 residenciais – 154 mistos – Financiamento próprio em até 120 meses – Entrada mínima de 10%. Correção anual (IGPM) – Região com grande potencial de valorização – Padrão de qualidade Caramaschi INFRAESTRUTURA COMPLETA: – Rede de energia elétrica – Iluminação pública em LED – Ruas asfaltadas e arborizadas – Guia americana PC – Rede de distribuição de água e esgoto – Área mínima de construção: 100m² – Data de registro do loteamento: 27/03/2023 – Mais de 70.000m² de áreas verdes e praças arborizadas ÁREAS DE LAZER: – Memorial da Música Brasileira – Playground – Espaço Pet – Pista de caminhada – Espaço de convivência – Quadra poliesportiva – Academia ao ar livre – Ciclovia – Praças arborizadas – Calçadão – Quiosques – Bicicletário Obras aceleradas, previsão de entrega para dezembro de 2024 Agende ainda hoje a sua visita!! Bragança Paulista, oficialmente Estância Climática de Bragança Paulista, é um município brasileiro do estado de São Paulo. É conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça"[7] Está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 172 346 habitantes.[4] Sendo a cidade mais populosa da região bragantina e a segunda mais rica, superada em PIB apenas por Atibaia. Bragança Paulista é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Como marco da época dos Bandeirantes, foi erguida uma cruz, onde mais tarde seria implantada uma pequena capela, dando origem a um dos templos mais antigos da região, que ainda permanece: a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Lopo. No entanto, outras trilhas foram abertas, descendo pelo rio Jaguari, para descobrir pequenos veios de ouro no rio Camanducaia, atualmente banhando o município de Pedra Bela e em alguns pontos o município de Socorro. Essa trilha bem mais tarde se transformaria no antigo caminho Bragança – Pedra Bela. Assim, já no século XVII, a Região Bragantina exercia papel importante na história do Brasil, por intermédio dos Bandeirantes. No século XVIII, esses caminhos começavam a ser povoados por aventureiros, pecuaristas que aproveitaram as planícies com ricas pastagens naturais para povoá-las com rebanhos bovinos e equinos. Ainda nesse século, a Região Bragantina, acompanhando a evolução brasileira, se torna grande produtora de café, principal produto de exportação do Império Brasileiro. O clima adequado, a fertilidade dos solos nas elevações da Mantiqueira possibilitava a produção do café das variedades arábicas, que se tornaria famoso e muito procurado pelos importadores internacionais. Em toda essa evolução, inúmeras fazendas da região tornaram-se modelos, não somente pela produtividade, mas pelo requinte de suas edificações. Muitos dos empresários rurais, antes vivendo em casebres ou choupanas, mais tarde, construíram verdadeiros palácios, reflexo do acúmulo do capital do café. Para cumprir uma promessa, Ignácia da Silva Pimentel e seu marido, Antônio Pires Pimentel, erguem uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, numa colina à margem direita do Ribeirão Canivete (pequeno afluente do Rio Jaguari). A promessa, feita por Dona Ignácia, era pela recuperação de Antônio Pires Pimentel, doente e desenganado pelos médicos. Com o passar do tempo foi surgindo ao redor da capela um pequeno povoado, fundado em 15 de dezembro de 1763 com o nome de Conceição do Jaguari. Em 13 de fevereiro de 1765, o povoado é reconhecido oficialmente com o nome de distrito de Paz e freguesia de Conceição do Jaguari. Alguns dias depois, Conceição do Jaguari é elevada a condição de Paróquia, recebendo seu primeiro vigário. Em 17 de outubro de 1767, Conceição do Jaguari é elevada a condição de vila com o nome oficial de Vila Nova Bragança, nome esse ligado a tradição Portuguesa, cuja dinastia durante séculos governou Portugal e o Brasil. Em 1797, José Nogueira, Geraldo Nogueira e João Nogueira Bueno, viviam em Conceição do Jaguary (Bragança Paulista), onde na época existiam apenas 25 casas habitadas. Nesse ano, vários cidadãos, inclusive os Nogueira, assinaram uma petição, solicitando a emancipação do lugar[8]. Em 1798 depois de elevada a vila com o nome de Nova Bragança a dita freguesia, é eleito por pelouro o 1.º juiz ordinário e de órfãos Sargento-mor Antonio Leme da Silva, natural de Mogi-Guaçu. Em 24 de outubro de 1856, a vila se emancipa de Atibaia recebendo o nome de Bragança. Igreja da Matriz de Bragança Paulista em 1949 Em 30 de novembro de 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará de mesmo nome, Bragança recebe Paulista no nome e passa a chamar-se Bragança Paulista. Em 25 de agosto de 1956, quando da instituição do brasão do município, foram gravadas em seu 1º quartel , homenageando os fundadores, as armas da família Pimentel, que são: verde, com cinco vieiras de prata, em santor; bordadura de prata, carregada com oito cruzes póteas de vermelho. Em função do excelente clima, em 28 de outubro de 1964, Bragança Paulista é elevada a categoria de estância climática. Em 1991, os distritos de Vargem e Tuiuti se emancipam de Bragança Paulista. A região bragantina está situada entre as estâncias climáticas conhecidas como Circuito das Águas. Transporte Transporte aéreo Aeroporto de Bragança Paulista Ônibus municipal (urbano) A cidade possui uma empresa que faz a ligação entre o movimentado centro da cidade aos demais bairros urbanos e rurais, o chamado transporte urbano, JTP Transportes - COM Bragança Paulista. Ônibus intermunicipais e interestaduais O terminal rodoviário de Bragança Paulista fica localizado na avenida dos Imigrantes nº 3700, no bairro do Matadouro. Transporte ferroviário O município de Bragança Paulista era a sede principal da Estrada de Ferro Bragantina, que entre os anos de 1884 e 1967, o ligava à cidade de Campo Limpo Paulista (onde se entroncava com a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) e posteriormente à cidade de Vargem, na divisa com o estado de Minas Gerais. A ferrovia durante anos, foi a principal escoadora das produções cafeeiras e agropecuárias das fazendas da região bragantina, além de ser a responsável pelo transporte intermunicipal de passageiros, garantindo impulsos econômicos a cidade que dispunha de cinco estações ferroviárias locais. Em 21 de junho de 1967, os últimos trens de passageiros e de cargas circularam pela cidade, culminando com a desativação da ferrovia. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois e atualmente as duas únicas antigas estações que restaram do município se tornaram moradias ou se encontram abandonadas.[15][16][17][18] Rodovias Rodovia Fernão Dias (BR-381) - São Paulo a Belo Horizonte Rodovia Capitão Balduíno (SP-8) - Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia, fazendo parte da BR 146, que liga Bragança Paulista a cidade de Patos de Minas. Rodovia Benevenutto Moretto (SP-95) - Tuiuti, Amparo. Pedreira e Jaguariúna. Rodovia Alkindar M. Junqueira (SP-63) - Itatiba (Jundiaí) (Campinas) Rodovia Padre Aldo Boline (SP-63) - Piracaia Variante João Hermenegildo Oliveira - Liga Rod. Fernão Dias próximo a Vargem Rodovia D. Pedro I (SP-65) - que liga a Rodovia Anhanguera no trecho Campinas à Rodovia Presidente Dutra no trecho Jacareí. (A rodovia não passa por Bragança Paulista, mas corta a Estância de Atibaia, cidade vizinha ao Sul). Futebol O Bragantino, clube local, é um time tradicional, tendo conquistado o campeonato paulista de 1990 e vice-campeão brasileiro em 1991, além dos títulos de campeão do brasileiro da série B e série C. Em nível amador a cidade possui um competitivo campeonato, onde se destacam times como Ferroviários (FAC), Legionário (LEC), Santa Luzia, São Lourenço e outros. Preencha o formulário abaixo e agende sua visita!!
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Rua Silvério Salvador Polidori, 1 - Jardim São MiguelTerreno á venda com 250m2 e excelente topografia, na melhor rua do bairro, rua plana, e de frente para uma maravilhosa área de preservação com um bosque maravilhoso. O terreno está em uma posição privilegiada e recebe a luz solar praticamente o dia todo. Fica perto de várias comodidades, como padaria, mercado, farmácia, etc... e além disso está a minutos do centro da cidade. O bairro tem recebido muita atenção por parte da administração municipal, e hoje conta com um belo lago com pista de caminhada, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, quiosques, pista de skate, entre outros. Excelente oportunidade!! Bragança Paulista, oficialmente Estância Climática de Bragança Paulista, é um município brasileiro do estado de São Paulo. É conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça"[7] Está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 172 346 habitantes.[4] Sendo a cidade mais populosa da região bragantina e a segunda mais rica, superada em PIB apenas por Atibaia. Bragança Paulista é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Como marco da época dos Bandeirantes, foi erguida uma cruz, onde mais tarde seria implantada uma pequena capela, dando origem a um dos templos mais antigos da região, que ainda permanece: a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Lopo. No entanto, outras trilhas foram abertas, descendo pelo rio Jaguari, para descobrir pequenos veios de ouro no rio Camanducaia, atualmente banhando o município de Pedra Bela e em alguns pontos o município de Socorro. Essa trilha bem mais tarde se transformaria no antigo caminho Bragança – Pedra Bela. Assim, já no século XVII, a Região Bragantina exercia papel importante na história do Brasil, por intermédio dos Bandeirantes. No século XVIII, esses caminhos começavam a ser povoados por aventureiros, pecuaristas que aproveitaram as planícies com ricas pastagens naturais para povoá-las com rebanhos bovinos e equinos. Ainda nesse século, a Região Bragantina, acompanhando a evolução brasileira, se torna grande produtora de café, principal produto de exportação do Império Brasileiro. O clima adequado, a fertilidade dos solos nas elevações da Mantiqueira possibilitava a produção do café das variedades arábicas, que se tornaria famoso e muito procurado pelos importadores internacionais. Em toda essa evolução, inúmeras fazendas da região tornaram-se modelos, não somente pela produtividade, mas pelo requinte de suas edificações. Muitos dos empresários rurais, antes vivendo em casebres ou choupanas, mais tarde, construíram verdadeiros palácios, reflexo do acúmulo do capital do café. Para cumprir uma promessa, Ignácia da Silva Pimentel e seu marido, Antônio Pires Pimentel, erguem uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, numa colina à margem direita do Ribeirão Canivete (pequeno afluente do Rio Jaguari). A promessa, feita por Dona Ignácia, era pela recuperação de Antônio Pires Pimentel, doente e desenganado pelos médicos. Com o passar do tempo foi surgindo ao redor da capela um pequeno povoado, fundado em 15 de dezembro de 1763 com o nome de Conceição do Jaguari. Em 13 de fevereiro de 1765, o povoado é reconhecido oficialmente com o nome de distrito de Paz e freguesia de Conceição do Jaguari. Alguns dias depois, Conceição do Jaguari é elevada a condição de Paróquia, recebendo seu primeiro vigário. Em 17 de outubro de 1767, Conceição do Jaguari é elevada a condição de vila com o nome oficial de Vila Nova Bragança, nome esse ligado a tradição Portuguesa, cuja dinastia durante séculos governou Portugal e o Brasil. Em 1797, José Nogueira, Geraldo Nogueira e João Nogueira Bueno, viviam em Conceição do Jaguary (Bragança Paulista), onde na época existiam apenas 25 casas habitadas. Nesse ano, vários cidadãos, inclusive os Nogueira, assinaram uma petição, solicitando a emancipação do lugar[8]. Em 1798 depois de elevada a vila com o nome de Nova Bragança a dita freguesia, é eleito por pelouro o 1.º juiz ordinário e de órfãos Sargento-mor Antonio Leme da Silva, natural de Mogi-Guaçu. Em 24 de outubro de 1856, a vila se emancipa de Atibaia recebendo o nome de Bragança. Igreja da Matriz de Bragança Paulista em 1949 Em 30 de novembro de 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará de mesmo nome, Bragança recebe Paulista no nome e passa a chamar-se Bragança Paulista. Em 25 de agosto de 1956, quando da instituição do brasão do município, foram gravadas em seu 1º quartel , homenageando os fundadores, as armas da família Pimentel, que são: verde, com cinco vieiras de prata, em santor; bordadura de prata, carregada com oito cruzes póteas de vermelho. Em função do excelente clima, em 28 de outubro de 1964, Bragança Paulista é elevada a categoria de estância climática. Em 1991, os distritos de Vargem e Tuiuti se emancipam de Bragança Paulista. A região bragantina está situada entre as estâncias climáticas conhecidas como Circuito das Águas. Transporte Transporte aéreo Aeroporto de Bragança Paulista Ônibus municipal (urbano) A cidade possui uma empresa que faz a ligação entre o movimentado centro da cidade aos demais bairros urbanos e rurais, o chamado transporte urbano, JTP Transportes - COM Bragança Paulista. Ônibus intermunicipais e interestaduais O terminal rodoviário de Bragança Paulista fica localizado na avenida dos Imigrantes nº 3700, no bairro do Matadouro. Transporte ferroviário O município de Bragança Paulista era a sede principal da Estrada de Ferro Bragantina, que entre os anos de 1884 e 1967, o ligava à cidade de Campo Limpo Paulista (onde se entroncava com a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) e posteriormente à cidade de Vargem, na divisa com o estado de Minas Gerais. A ferrovia durante anos, foi a principal escoadora das produções cafeeiras e agropecuárias das fazendas da região bragantina, além de ser a responsável pelo transporte intermunicipal de passageiros, garantindo impulsos econômicos a cidade que dispunha de cinco estações ferroviárias locais. Em 21 de junho de 1967, os últimos trens de passageiros e de cargas circularam pela cidade, culminando com a desativação da ferrovia. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois e atualmente as duas únicas antigas estações que restaram do município se tornaram moradias ou se encontram abandonadas.[15][16][17][18] Rodovias Rodovia Fernão Dias (BR-381) - São Paulo a Belo Horizonte Rodovia Capitão Balduíno (SP-8) - Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia, fazendo parte da BR 146, que liga Bragança Paulista a cidade de Patos de Minas. Rodovia Benevenutto Moretto (SP-95) - Tuiuti, Amparo. Pedreira e Jaguariúna. Rodovia Alkindar M. Junqueira (SP-63) - Itatiba (Jundiaí) (Campinas) Rodovia Padre Aldo Boline (SP-63) - Piracaia Variante João Hermenegildo Oliveira - Liga Rod. Fernão Dias próximo a Vargem Rodovia D. Pedro I (SP-65) - que liga a Rodovia Anhanguera no trecho Campinas à Rodovia Presidente Dutra no trecho Jacareí. (A rodovia não passa por Bragança Paulista, mas corta a Estância de Atibaia, cidade vizinha ao Sul). Futebol O Bragantino, clube local, é um time tradicional, tendo conquistado o campeonato paulista de 1990 e vice-campeão brasileiro em 1991, além dos títulos de campeão do brasileiro da série B e série C. Em nível amador a cidade possui um competitivo campeonato, onde se destacam times como Ferroviários (FAC), Legionário (LEC), Santa Luzia, São Lourenço e outros. 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É conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça"[7] Está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 172 346 habitantes.[4] Sendo a cidade mais populosa da região bragantina e a segunda mais rica, superada em PIB apenas por Atibaia. Bragança Paulista é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. 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Em 1798 depois de elevada a vila com o nome de Nova Bragança a dita freguesia, é eleito por pelouro o 1.º juiz ordinário e de órfãos Sargento-mor Antonio Leme da Silva, natural de Mogi-Guaçu. Em 24 de outubro de 1856, a vila se emancipa de Atibaia recebendo o nome de Bragança. Igreja da Matriz de Bragança Paulista em 1949 Em 30 de novembro de 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará de mesmo nome, Bragança recebe Paulista no nome e passa a chamar-se Bragança Paulista. Em 25 de agosto de 1956, quando da instituição do brasão do município, foram gravadas em seu 1º quartel , homenageando os fundadores, as armas da família Pimentel, que são: verde, com cinco vieiras de prata, em santor; bordadura de prata, carregada com oito cruzes póteas de vermelho. Em função do excelente clima, em 28 de outubro de 1964, Bragança Paulista é elevada a categoria de estância climática. Em 1991, os distritos de Vargem e Tuiuti se emancipam de Bragança Paulista. 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A região bragantina está situada entre as estâncias climáticas conhecidas como Circuito das Águas. Transporte Transporte aéreo Aeroporto de Bragança Paulista Ônibus municipal (urbano) A cidade possui uma empresa que faz a ligação entre o movimentado centro da cidade aos demais bairros urbanos e rurais, o chamado transporte urbano, JTP Transportes - COM Bragança Paulista. Ônibus intermunicipais e interestaduais O terminal rodoviário de Bragança Paulista fica localizado na avenida dos Imigrantes nº 3700, no bairro do Matadouro. Transporte ferroviário O município de Bragança Paulista era a sede principal da Estrada de Ferro Bragantina, que entre os anos de 1884 e 1967, o ligava à cidade de Campo Limpo Paulista (onde se entroncava com a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) e posteriormente à cidade de Vargem, na divisa com o estado de Minas Gerais. A ferrovia durante anos, foi a principal escoadora das produções cafeeiras e agropecuárias das fazendas da região bragantina, além de ser a responsável pelo transporte intermunicipal de passageiros, garantindo impulsos econômicos a cidade que dispunha de cinco estações ferroviárias locais. Em 21 de junho de 1967, os últimos trens de passageiros e de cargas circularam pela cidade, culminando com a desativação da ferrovia. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois e atualmente as duas únicas antigas estações que restaram do município se tornaram moradias ou se encontram abandonadas.[15][16][17][18] Rodovias Rodovia Fernão Dias (BR-381) - São Paulo a Belo Horizonte Rodovia Capitão Balduíno (SP-8) - Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia, fazendo parte da BR 146, que liga Bragança Paulista a cidade de Patos de Minas. Rodovia Benevenutto Moretto (SP-95) - Tuiuti, Amparo. Pedreira e Jaguariúna. Rodovia Alkindar M. Junqueira (SP-63) - Itatiba (Jundiaí) (Campinas) Rodovia Padre Aldo Boline (SP-63) - Piracaia Variante João Hermenegildo Oliveira - Liga Rod. Fernão Dias próximo a Vargem Rodovia D. Pedro I (SP-65) - que liga a Rodovia Anhanguera no trecho Campinas à Rodovia Presidente Dutra no trecho Jacareí. (A rodovia não passa por Bragança Paulista, mas corta a Estância de Atibaia, cidade vizinha ao Sul). Futebol O Bragantino, clube local, é um time tradicional, tendo conquistado o campeonato paulista de 1990 e vice-campeão brasileiro em 1991, além dos títulos de campeão do brasileiro da série B e série C. Em nível amador a cidade possui um competitivo campeonato, onde se destacam times como Ferroviários (FAC), Legionário (LEC), Santa Luzia, São Lourenço e outros. Preencha o formulário ao lado e agende sua visita!!Bragança Paulista - SPSala no Condomínio Edifício New York Trade Center, no centro comercial de de Bragança Paulista. A sala foi totalmente modernizada, e conta com sala de espera, sala de reuniões, escritório com ar condicionado, mini copa, dois banheiros e uma vaga de garagem. O Edifício New York Trade Center é o prédio comercial mais tradicional de Bragança Paulista, fica localizado bem no coração da cidade e possui recepção no andar térreo, com acessibilidade, galeria de lojas de conveniência, 3 elevadores e sala de reunião compartilhada com capacidade para aproximadamente 1 5 pessoas Estuda permuta por imóvel em Bragança Paulista!! Agende sua visita!! Bragança Paulista, oficialmente Estância Climática de Bragança Paulista, é um município brasileiro do estado de São Paulo. É conhecida como "Cidade Poesia" e "Capital Nacional da Linguiça"[7] Está a uma altitude de 817 metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 172 346 habitantes.[4] Sendo a cidade mais populosa da região bragantina e a segunda mais rica, superada em PIB apenas por Atibaia. Bragança Paulista é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Como marco da época dos Bandeirantes, foi erguida uma cruz, onde mais tarde seria implantada uma pequena capela, dando origem a um dos templos mais antigos da região, que ainda permanece: a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Lopo. No entanto, outras trilhas foram abertas, descendo pelo rio Jaguari, para descobrir pequenos veios de ouro no rio Camanducaia, atualmente banhando o município de Pedra Bela e em alguns pontos o município de Socorro. Essa trilha bem mais tarde se transformaria no antigo caminho Bragança – Pedra Bela. Assim, já no século XVII, a Região Bragantina exercia papel importante na história do Brasil, por intermédio dos Bandeirantes. No século XVIII, esses caminhos começavam a ser povoados por aventureiros, pecuaristas que aproveitaram as planícies com ricas pastagens naturais para povoá-las com rebanhos bovinos e equinos. Ainda nesse século, a Região Bragantina, acompanhando a evolução brasileira, se torna grande produtora de café, principal produto de exportação do Império Brasileiro. O clima adequado, a fertilidade dos solos nas elevações da Mantiqueira possibilitava a produção do café das variedades arábicas, que se tornaria famoso e muito procurado pelos importadores internacionais. Em toda essa evolução, inúmeras fazendas da região tornaram-se modelos, não somente pela produtividade, mas pelo requinte de suas edificações. Muitos dos empresários rurais, antes vivendo em casebres ou choupanas, mais tarde, construíram verdadeiros palácios, reflexo do acúmulo do capital do café. Para cumprir uma promessa, Ignácia da Silva Pimentel e seu marido, Antônio Pires Pimentel, erguem uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, numa colina à margem direita do Ribeirão Canivete (pequeno afluente do Rio Jaguari). A promessa, feita por Dona Ignácia, era pela recuperação de Antônio Pires Pimentel, doente e desenganado pelos médicos. Com o passar do tempo foi surgindo ao redor da capela um pequeno povoado, fundado em 15 de dezembro de 1763 com o nome de Conceição do Jaguari. Em 13 de fevereiro de 1765, o povoado é reconhecido oficialmente com o nome de distrito de Paz e freguesia de Conceição do Jaguari. Alguns dias depois, Conceição do Jaguari é elevada a condição de Paróquia, recebendo seu primeiro vigário. Em 17 de outubro de 1767, Conceição do Jaguari é elevada a condição de vila com o nome oficial de Vila Nova Bragança, nome esse ligado a tradição Portuguesa, cuja dinastia durante séculos governou Portugal e o Brasil. Em 1797, José Nogueira, Geraldo Nogueira e João Nogueira Bueno, viviam em Conceição do Jaguary (Bragança Paulista), onde na época existiam apenas 25 casas habitadas. Nesse ano, vários cidadãos, inclusive os Nogueira, assinaram uma petição, solicitando a emancipação do lugar[8]. Em 1798 depois de elevada a vila com o nome de Nova Bragança a dita freguesia, é eleito por pelouro o 1.º juiz ordinário e de órfãos Sargento-mor Antonio Leme da Silva, natural de Mogi-Guaçu. Em 24 de outubro de 1856, a vila se emancipa de Atibaia recebendo o nome de Bragança. Igreja da Matriz de Bragança Paulista em 1949 Em 30 de novembro de 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará de mesmo nome, Bragança recebe Paulista no nome e passa a chamar-se Bragança Paulista. Em 25 de agosto de 1956, quando da instituição do brasão do município, foram gravadas em seu 1º quartel , homenageando os fundadores, as armas da família Pimentel, que são: verde, com cinco vieiras de prata, em santor; bordadura de prata, carregada com oito cruzes póteas de vermelho. Em função do excelente clima, em 28 de outubro de 1964, Bragança Paulista é elevada a categoria de estância climática. Em 1991, os distritos de Vargem e Tuiuti se emancipam de Bragança Paulista. A região bragantina está situada entre as estâncias climáticas conhecidas como Circuito das Águas. Transporte Transporte aéreo Aeroporto de Bragança Paulista Ônibus municipal (urbano) A cidade possui uma empresa que faz a ligação entre o movimentado centro da cidade aos demais bairros urbanos e rurais, o chamado transporte urbano, JTP Transportes - COM Bragança Paulista. Ônibus intermunicipais e interestaduais O terminal rodoviário de Bragança Paulista fica localizado na avenida dos Imigrantes nº 3700, no bairro do Matadouro. Transporte ferroviário O município de Bragança Paulista era a sede principal da Estrada de Ferro Bragantina, que entre os anos de 1884 e 1967, o ligava à cidade de Campo Limpo Paulista (onde se entroncava com a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí) e posteriormente à cidade de Vargem, na divisa com o estado de Minas Gerais. A ferrovia durante anos, foi a principal escoadora das produções cafeeiras e agropecuárias das fazendas da região bragantina, além de ser a responsável pelo transporte intermunicipal de passageiros, garantindo impulsos econômicos a cidade que dispunha de cinco estações ferroviárias locais. Em 21 de junho de 1967, os últimos trens de passageiros e de cargas circularam pela cidade, culminando com a desativação da ferrovia. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois e atualmente as duas únicas antigas estações que restaram do município se tornaram moradias ou se encontram abandonadas.[15][16][17][18] Rodovias Rodovia Fernão Dias (BR-381) - São Paulo a Belo Horizonte Rodovia Capitão Balduíno (SP-8) - Pinhalzinho, Pedra Bela, Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia, fazendo parte da BR 146, que liga Bragança Paulista a cidade de Patos de Minas. Rodovia Benevenutto Moretto (SP-95) - Tuiuti, Amparo. Pedreira e Jaguariúna. Rodovia Alkindar M. Junqueira (SP-63) - Itatiba (Jundiaí) (Campinas) Rodovia Padre Aldo Boline (SP-63) - Piracaia Variante João Hermenegildo Oliveira - Liga Rod. Fernão Dias próximo a Vargem Rodovia D. Pedro I (SP-65) - que liga a Rodovia Anhanguera no trecho Campinas à Rodovia Presidente Dutra no trecho Jacareí. (A rodovia não passa por Bragança Paulista, mas corta a Estância de Atibaia, cidade vizinha ao Sul). Futebol O Bragantino, clube local, é um time tradicional, tendo conquistado o campeonato paulista de 1990 e vice-campeão brasileiro em 1991, além dos títulos de campeão do brasileiro da série B e série C. Em nível amador a cidade possui um competitivo campeonato, onde se destacam times como Ferroviários (FAC), Legionário (LEC), Santa Luzia, São Lourenço e outros. Preencha o formulário ao lado e agende sua visita!!